Blog Cris Macharete

Home / Post

Outros posts

Vamos discutir o seu próximo projeto?

Siga-me nas redes

Meu compromisso vai além de simplesmente ler um roteiro, busco compreender a mensagem e uso a interpretação para realçar o conteúdo e a intenção de cada job.

Já tive a oportunidade de colaborar com diversas marcas renomadas, o que comprova a minha capacidade e profissionalismo.

Cris Macharete

Antes de responder essa pergunta, é importante entender a diferença entre preço e valor. O preço de locução é simplesmente o custo monetário que você paga pelo serviço. Já o valor de uma locução refere-se aos benefícios e resultados que essa locução publicitária traz para o seu projeto, como engajamento, credibilidade, vendas, etc.

No mercado publicitário, você ouve a voz da locutora publicitária nos intervalos de programas de rádio e TV, ou em vídeos na internet. Além disso, os locutores são requisitados para projetos de jogos, mensagens de espera telefônica e muitos outros projetos com diferentes objetivos e cada qual com seu preço e valor específico.

Então, quanto custa uma locução?

Para obter um orçamento preciso, é fundamental que o cliente forneça ao locutor as seguintes informações:

  • Enviar o roteiro para avaliação é fundamental, ou mencionar a duração do conteúdo;
  • Informar quem é o cliente;
  • Especifique se será veiculado em TV, Internet, rádio, site ou em todos esses meios e informar por quanto tempo o material ficará no ar, ou se será utilizado apenas para uso interno da empresa;
  • E indique se a marca deseja exclusividade de voz.

Esses detalhes ajudam a determinar o valor da locução, que vai além do preço de uma locução.

Portanto o custo de uma locução é influenciado por vários fatores: Porte da empresa; Duração da locução; Locais de veiculação (praças); Tempo de exibição do material; Exclusividade de voz.

Esses fatores compõem o orçamento, que pode variar bastante. Não existe uma tabela fixa, pois cada profissional trabalha de uma maneira e cada orçamento é único. Por exemplo, você encontrará locutores iniciantes cobrando cerca de 10 reais por gravação, muitas vezes devido à falta de equipamento adequado e experiência. Por outro lado, locutores renomados podem cobrar até 1.000 reais pelo mesmo material, justificados pela qualidade do equipamento, vasta experiência, técnica apurada e reconhecimento no mercado.

Ao solicitar um orçamento, forneça o máximo de detalhes possível. Por exemplo:

Duração do roteiro: 1 minuto

Veiculação: TV e Web

Período de uso: 1 ano

Especifique se a produção é um comercial para TV em rede nacional ou um vídeo para redes sociais ou então um vídeo institucional para uso interno. Com as informações detalhadas, a locutora publicitária poderá oferecer um orçamento preciso e rápido, adequado à sua produção.

Lembre-se, o valor de uma locução vai além do preço. Uma boa locução publicitária pode fazer toda a diferença no sucesso do seu projeto, garantindo que a mensagem seja transmitida de forma clara, impactante e eficaz.


Até o próximo post.

Um abraço!

Cris Macharete

Abrir bate-papo
1
Orçamento aqui!
Orçamento aqui!