Home / Post
Meu compromisso vai além de simplesmente ler um roteiro, busco compreender a mensagem e uso a interpretação para realçar o conteúdo e a intenção de cada job.
Já tive a oportunidade de colaborar com diversas marcas renomadas, o que comprova a minha capacidade e profissionalismo.
Cris Macharete
Antes de responder essa pergunta, é importante entender a diferença entre preço e valor. O custo de locução profissional representa simplesmente o custo monetário que você paga pelo serviço. Já o valor de uma locução refere-se aos benefícios e resultados que essa locução publicitária traz para o seu projeto, como engajamento, credibilidade, vendas, etc.
No mercado publicitário, você ouve a voz da locutora publicitária nos intervalos de programas de rádio e TV, ou em vídeos na internet. Além disso, os locutores são requisitados para projetos de jogos, mensagens de espera telefônica e muitos outros projetos com diferentes objetivos e cada qual com seu preço e valor específico.
Então, quanto custa uma locução profissional? Existe uma Tabela ou não?
Para obter um orçamento preciso, é fundamental que o cliente (agência, produtora…) forneça ao locutor as seguintes informações:
Esses detalhes ajudam a determinar o valor da locução, que vai além do preço de uma locução.
Portanto o custo de uma locução é influenciado por vários fatores: Porte da empresa; Duração da locução; Locais de veiculação (praças); Tempo de exibição do material; Exclusividade de voz.
Esses fatores compõem o orçamento, que pode variar bastante. Não existe uma tabela fixa definida para uma locução profissional, pois cada profissional trabalha de uma maneira e cada orçamento é único. Por exemplo, você encontrará locutores iniciantes que cobram cerca de 10 a 50 reais por uma locução de 1 minuto, muitas vezes devido à falta de equipamento adequado e experiência. Por outro lado, locutores renomados podem cobrar de 200 até 1.000 reais pelo mesmo material, justificados pela qualidade do equipamento, vasta experiência, técnica apurada e reconhecimento no mercado.
Ao solicitar um orçamento, forneça o máximo de detalhes possível. Por exemplo:
– Duração do roteiro: 1 minuto
– Veiculação: TV e Web
– Período de uso: 1 ano
Especifique se a produção é um comercial para TV em rede nacional ou um vídeo para redes sociais ou então um vídeo institucional para uso interno. Com as informações detalhadas, a locutora publicitária poderá oferecer um orçamento preciso e rápido, adequado à sua produção.
Lembre-se, o valor de uma locução vai além do preço. Uma boa locução publicitária pode fazer toda a diferença no sucesso do seu projeto, garantindo que a mensagem seja transmitida de forma clara, impactante e eficaz.
Até o próximo post.
Um abraço!
Cris Macharete
Se você tem interesse em uma solução completa para o seu projeto audiovisual e quer contratar uma locução profissional e vídeo, clique aqui.